quinta-feira, 13 de junho de 2013

MELHOR DO VOLEI - DE VIRADA BRASIL VENCE MÉXICO

12 Jun

De virada, Brasil bate México na Copa Pan-Americana

De virada, Brasil bate México na Copa Pan-Americana Foto: Norceca
A seleção brasileira feminina conseguiu sua primeira vitória na Copa Pan-Americana, que está sendo disputada no Peru. No ginásio Coliseo Antônio Suarez, em Huacho, as comandadas pelo técnico Luizomar de Moura venceram, de virada, o México por 3 sets a 1, parciais de 23-25, 25-16, 25-21 e 25-15.

O Brasil começou o jogo com a levantadora Giovana; a oposto Sara; as centrais Saraelen e Valquíria; as ponteiras Gabi e Rosamaria; além da líbero Dani Terra. Depois entraram Maira, Naiane e Domingas.

O México começou melhor a partida, principalmente com a jogadora Samantha Bricio, que anotou seis pontos até o placar 11 a 7. O Brasil melhorou no final do set e chegou até a virar o placar para 21 a 20. Mas, no fim, melhor para o México, que com 12 pontos de Samantha Bricio, oito de ataque e quatro de saque, fechou o set em 25 a 23.

As brasileiras começaram o segundo set melhores que na parcial anterior e abriram 5 a 2. Jogando muito bem, o time do técnico Luizomar de Moura foi abrindo vantagem no placar até fechar o set por 25 a 16. A ponteira Gabi e a oposto Sara, com quatro pontos cada, foram os destaques brasileiros na parcial.

O Brasil saiu atrás no terceiro set, mas rapidamente virou o placar, com ótima atuação da oposto Sara. As brasileiras chegaram à segunda parada técnica com vantagem de cinco pontos (15 a 11). Num erro do time do México, o Brasil fechou o set em 25 a 21. A oposto Sara foi o destaque brasileiro na parcial, com sete pontos.

O quarto set começou muito equilibrado, com o Brasil sempre à frente do placar pela vantagem mínima. Mais uma vez a oposto Sara apareceu muito bem e as brasileiras chegaram à segunda parada vencendo por 16 a 12. Daí pra frente o Brasil não deu chances ao México e fechou o set em 25 a 15.

O Brasil teve três destaques na partida. A oposto Sara, com 20 pontos, 15 de ataque, três de bloqueio e dois de saque, foi a maior pontuadora do time. A ponteira Gabi anotou 14 pontos de ataque. E a capitã Rosamaria 12, 11 de ataque e um de bloqueio. A grande pontuadora do encontro foi a mexicana Samantha Bricio, que marcou incríveis 32 pontos, sendo 25 de ataque e sete de saque.

"Foi uma vitória importante, pois ambas as equipes são juvenis e temos objetivos iguais nessa Copa. Melhoramos nosso jogo, batalhamos no primeiro set em que o Mexico arriscou o saque, mas conseguimos nos equilibrar", disse Luizomar sobre a vitória.

A avaliação da capitã Rosamaria foi similar. "Sabiamos que iamos ter dificuldades, elas tiveram um saque muito forte, depois estabilizamos nosso jogo e ficamos mais tranquilas."

O Brasil, que atua com seu time juvenil, como preparação para o Mundial da Categoria, ocupa a terceira colocação do Grupo C, atrás de República Dominicana e México. Nesta quarta-feira (12/06), o duelo contra a Colômbia, às 22h, de Brasília, decidirá a classificação brasileira para as quartas de final.


Outros Jogos
Pela segunda rodada, também pleo grupo C, a República Dominicana venceu a Colômbia por três a zero, permanecendo na liderança do grupo. Na chave A, Argentina e Estados Unidos venceram, respectivamente, Trinidad e Tobago e Porto Rico, por 3 a 0 e 3 a 2, e disputão a liderança da chave nesta quarta-feira.

Pelo Grupo B, o Canadá venceu a seleção da casa, o Peru, por 3 a 2, enquanto Cuba venceu a Costa Rica por 3 a 0.
O torneio adota um estranho sistema de pontuação. A vitória por 3-0 vale 5 pontos, a vitória por 3-1 vale 4 pontos e a vitória por 3-2 vale 3 pontos. A derrota por 3-2 vale dois pontos, a derrota por 3-1 vale 1 ponto e a derrota por 3-0 não concede pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário